O CineMaterna

O CineMaterna é feito de gente que sabe o que é ir dormir mulher e acordar mãe.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o CineMaterna

Somos especialistas em mães recém-nascidas.

Para a mãe recém-nascida, não importa se este é o primeiro ou o quarto filho. O pós-parto é um momento especial, porém de muita vulnerabilidade.

É quando ela se desconecta do mundo para servir e estabelecer um vínculo intenso com o seu bebê. O CineMaterna conhece profundamente este universo tão rico, amplo e ainda desconhecido. E aposta que, cuidando da mãe com carinho, pode ajudá-la a percorrer o caminho de volta.

Começou assim:

São Paulo, fevereiro de 2008. Em um grupo de discussão sobre parto humanizado e maternidade ativa pela internet, um dia, uma das mães conta que sente saudades de ir ao cinema depois do nascimento do primeiro filho. As mães se organizam e dez delas – com seus bebês – “invadem” uma sala de cinema.

O sucesso da primeira empreitada dá início a encontros semanais no cinema, seguidos de bate-papo num café, em meio à amamentação e trocas de fraldas. As mães retomam sua vida cultural e trocam experiências sobre a maternidade.

Passados alguns meses, o grupo lança a primeira sessão amigável para bebês, acolhido por uma rede de cinemas, que reconhece o valor da iniciativa.

Nasce oficialmente, em agosto de 2008, o CineMaterna. No dia 26, é fundada a Associação CineMaterna.

Somos uma empresa social, sem fins lucrativos, e comprometida com as seguintes metas:

  • Resgate social da puérpera (mãe de um recém-nascido) através da cultura;
  • Incentivar a troca de experiências entre mulheres sobre as diversas questões da maternidade, sempre com o intuito de difundir a cultura;
  • Promoção da segurança alimentar e nutricional.
Clique aqui e leia o relatório anual

Depoimentos

"Simplesmente amei! Fiz uma coisa que adoro, ir ao cinema, e, o que é melhor, na companhia do meu filho" Diane, mãe de Davi, 4 meses

Veja outros depoimentos

O CineMaterna em números

372 mães colaboradoras
algumas das voluntárias que levam calor e acolhida para as sessões
  • 45 cidades
  • Em 2016 recebemos
  • 51 mil adultos
  • 29 mil bebês

Nossa fundadora

Irene Nagashima é a cinéfila que desabafou sobre sua saudade de ir ao cinema quando estava com um bebê nos braços. Administradora de empresas, mãe de dois meninos, foi organizadora do CineMaterna desde a primeira sessão, em 2008, realizando enquetes semanais com as interessadas e convidando-as para um café com bate-papo após as sessões. Desde a fundação, quando eram três mulheres na condução da ONG, zelou para que as sessões acontecessem Brasil afora. Em 2017 assumiu integralmente a direção e faz planos para um mundo mais amigável com as mães recém-nascidas.

E tem mais gente

Carol Troque, mãe de um menininho que muito frequentou o CineMaterna, é designer. Garante que a gente tenha sempre todos os equipamentos e materiais para as sessões de cinema mais animadas do pedaço. E faz artes, muitas artes!

Gisele Silva, jornalista, é mãe de uma menina grande com olhos de jabuticaba e responsável pela comunicação online e o relacionamento com o público no meio digital, tornando o CineMaterna um espaço virtual acolhedor.

Gláucia Colebrusco, advogada, mãe de uma menina-furacão e de um menino ogro, supervisiona as equipes no Brasil para que as sessões ocorram com tranquilidade, com a acolhedora recepção pink.

Juliana Freire, mãe de uma menina comprida, cuida das finanças desta organização sem fins lucrativos, assegurando que os investimentos dos patrocinadores sejam bem alocados, possibilitando vida longa e sustentável à iniciativa.

Karina Campo, turismóloga, mãe de uma pipoca e um pequeno herói, gerencia o relacionamento com os shoppings centers, que querem centros comerciais mais amigáveis às famílias.

Marcela Santos, mãe de uma menina e nossa TI. Suas especialidades? HTML, PHP, ColdFusion, ASP.NET, C#, JavaScript, AngularJS, SQL Server, Oracle, MySQL. A caçula da equipe é um furacão. Não há problema que ela não mate no peito e chute pro gol.

Tatiana Storni, nutricionista, mãe de uma menina de cabelos fartos e de um caçula sorridente, gerencia os eventos especiais do CineMaterna. Tem papel fundamental para que a deliciosa experiência de ir ao cinema com seu bebê surpreenda mais e mais nosso público.

E mais uma grande e dedicada equipe de mães voluntárias, que cuidam de todos os detalhes nas sessões.